Awagami
Com o maior orgulho a Artcamargo Importart traz para o Brasil a linha de papeis Japoneses Awagami da tradicional família Fujimori.
6ª geração, Minoru Fujimori assumiu os negócios da família em 1945, determinado a continuar a fabricação de papel washi, apesar das dificuldades pós-Segunda Guerra Mundial. Em 1970, Minoru-san foi designado como “Propriedade Cultural Imaterial de Tokushima” em reconhecimento às suas habilidades. Em 1976, Awagami washi foi designado como uma “Indústria Artesanal Tradicional” e em 1986, Minoru Fujimori foi homenageado como Mestre Artesão e premiado com a “Ordem de Mérito de Sexta Classe, Tesouro Sagrado” pelo próprio Imperador.
A esposa de Minoru-san, Tsune Fujimori, também recebeu o status de Tesouro Sagrado por seu domínio do Tingimento Índigo. Mais recentemente, em 2022, Yoichi Fujimori tornou-se o segundo mestre papeleiro de Awagami agraciado pelo Imperador com a ‘Ordem do Tesouro Sagrado, Raios de Prata’. A família continua com sua antiga tradição de washi em um esforço para preservá-la e passá-la para a próxima geração. Os Fujimori estabeleceram uma rede leal de parceiros internacionais que oferecem documentos Awagami em todo o mundo.
Awagami
Com o maior orgulho a Artcamargo Importart traz para o Brasil a linha de papeis Japoneses Awagami da tradicional família Fujimori.
6ª geração, Minoru Fujimori assumiu os negócios da família em 1945, determinado a continuar a fabricação de papel washi, apesar das dificuldades pós-Segunda Guerra Mundial. Em 1970, Minoru-san foi designado como “Propriedade Cultural Imaterial de Tokushima” em reconhecimento às suas habilidades.
Washi e o Meio Ambiente
Desde a antiguidade, o washi japonês é feito a partir de recursos vegetais renováveis que atingem a maturidade em 1-2 anos. Quando comparado aos papéis à base de madeira (que levam dezenas de anos para amadurecer e requerem muitos produtos químicos), o washi é criado com significativamente menos danos ao meio ambiente, de maneira limpa e ecológica. No espírito tradicional do Japão, a Awagami mantém um foco de cuidado e carinho no meio ambiente, utilizando estas plantas renováveis e reciclando toda a água utilizada durante a produção.
Conservação e Restauro
A série de papéis Japoneses Awagami Washi para restauro e conservação são clássicos, super finos, produzidos com fibras extremamente fortes, utilizados principalmente na conservação e restauração de obras de arte, papéis e livros danificados, documentos antigos inclusive de matérias têxteis. Quando pensamos em preservação de bens culturais ou mesmo de acervos familiares, nosso alvo deve ser no mínimo de 100 anos. Portanto todos os materiais envolvidos no tratamento de conservação e restauro devem ser quimicamente estáveis e resistentes. Chamamos estes materiais de “materiais de qualidade de arquivo”.
Conservação e Restauro
A série de papéis Japoneses Awagami Washi para restauro e conservação são clássicos, super finos, produzidos com fibras extremamente fortes, são utilizados principalmente na conservação e restauração de obras de arte, papéis e livros danificados, documentos antigos inclusive de matérias têxteis. Pode ser produzido a partir de fibras dos arbustos Kozo, Gampi e Mitusmata, cuja a produção continua até hoje utilizando técnicas milenares. Quando pensamos em preservação de bens culturais ou mesmo de acervos familiares, não podemos pensar a curto prazo. Nosso alvo deve ser no mínimo de 100 anos. Portanto todos os materiais envolvidos no tratamento de conservação e restauro devem ser quimicamente estáveis e resistentes. Chamamos estes materiais de “materiais de qualidade de arquivo”.
Belas Artes
Os papéis de belas artes Awagami são produzidos exclusivamente em Tokushima com a arte e o conhecimento adquiridos em 8 gerações de fabricação de papel. Esses papéis são feitos com fibras naturais com classificação A+ para produzir folhas de superfície expressiva e caráter impressionante. Os papéis de belas artes Awagami não contêm ácido e são feitos com respeito e cuidado tanto para artistas profissionais quanto para estudantes. Aqui você encontra papéis adequados para pintura, desenho, gravura, xilogravura, artes de livros, artesanato e fotografia alternativa.